Mastologista Belizário de Lima, a paciente Patrícia de Macedo e a secretária Ana Lúcia Correa Foto: Rafael Barreto BELFORD ROXO - “D...
Mastologista Belizário de Lima, a paciente Patrícia de Macedo e a secretária Ana Lúcia Correa Foto: Rafael Barreto |
BELFORD ROXO - “Durante a primeira semana do Outubro Rosa, 150 mulheres foram examinadas. Dez estavam com os sinais de câncer de mama”. A afirmação é da secretária da Mulher de Belford Roxo, Ana Lúcia Corrêa, a Pastora Aninha. Atualmente, o município conta com um mastologista que atende cerca de 40 mulheres às terças e quintas-feiras na Clínica da Mulher, das 8h às 17h.
A secretária destacou que um dos objetivos é, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para capacitar enfermeiros e agentes de saúde para que eles consigam detectar os primeiros sinais do câncer de mama e encaminhar os casos ao mastologista. “A campanha de prevenção é necessária. Na Clínica da Mulher o atendimento é às terças e quintas (revisão). A pessoa interessada faz a ficha na recepção e agenda a consulta. Se o mastologista detectar algum problema, ela é encaminhada para o sistema de regulação com pedido de exame de biópsia. Feito tudo isso, ela retorna para ser avaliada novamente”, finalizou a secretária, destacando que as mulheres que, por motivo da doença, retiram o seio, recebem apoio com psicólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
O mastologista Belizário de Lima Pereira enfatizou que é difícil ter números específicos sobre o câncer de mama no município, pois muitas mulheres entram no sistema de regulação por outras cidades. “Muitas pacientes quando chegam aqui (na Clínica da Mulher) já estão com a doença em estágio avançado. Quando os sintomas são detectados rapidamente, as chances de cura aumentam. Já atendi uma paciente de 22 anos em que o tumor não podia operar”, encerrou o médico, destacando que uma alimentação balanceada (rica em verduras, legumes, frutas e água) é importante para evitar o surgimento do câncer de mama.
Funcionária pública, Patrícia de Mendonça Côrtes, 44 anos, relatou que participou de uma palestra na Câmara Municipal durante o Outubro Rosa. Ansiosa, ela pediu ajuda, pois estava com um caroço e vermelhidão na mama. “Na ocasião, conversei com a pastora Aninha e com a secretária Daniela Carneiro (Assistência Social e Cidadania). Fui encaminhada ao doutor Belizário, que me atendeu. Graças a Deus e a esta ajuda providencial a proliferação do mal foi evitada. Mas confesso que fiquei desesperada”, frisou Patrícia.
A Clínica da Mulher atende ainda outras especialidades como:
dermatologia, ginecologia, nutrição, clínica geral, pediatria, pediatria para anemia falciforme, psicologia, auriculoterapia, fisioterapia oncológica, assistência social e mamografia.
A Clínica da Mulher fica na Rua Lúcia, s/n, esquina com a Avenida Benjamin Pinto Dias, Centro.