ECONOMIA - O dólar começou a semana em alta de mais de 0,3%, aproximando-se do patamar dos 3,20 reais. Já a Bolsa operava no começo do...
ECONOMIA - O dólar começou a semana em alta de mais de 0,3%, aproximando-se do patamar dos 3,20 reais. Já a Bolsa operava no começo do dia em queda de até 0,6%, de volta à casa dos 75 mil pontos. Na semana passada, o Ibovespaacumulou queda de 0,77%.
Nesta segunda-feira, o mercado é impactado pela cena política, que deve ter um capítulo importante nesta semana com a votação da denúncia contra Michel Temer na Câmara.
Na quarta-feira, os deputados votam em plenário a segunda denúncia contra o peemedebista, dessa vez por obstrução de Justiça e formação de quadrilha. Os investidores acompanham atentos esse processo diante de dúvidas sobre qual o capital político que o governo terá para dar continuidade às reformas no futuro próximo, sobretudo à da Previdência.
Fora isso, o mercado acompanha a penúltima reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom). O esperado é que o órgão corte 0,75 ponto da taxa Selic, que hoje é de 8,25%.
No exterior, a atenção está voltada para a sucessão do Federal Reserve, o banco central norte-americano. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que em breve fará sua escolha sobre quem vai liderar o Fed e ainda avaliava pelo menos três pessoas: o diretor do Fed Jerome Powell, o economista da Universidade de Stanford John Taylor e a atual chair do Fed, Janet Yellen.
Via Exame
por Rita Azevedo
por Rita Azevedo