BELFORD ROXO - O repórter fotográfico Paulo Santos esteve na última quarta-feira (27) na Casa da Cultura em Belford Roxo para lançar a...
BELFORD ROXO - O repórter fotográfico Paulo Santos esteve na última quarta-feira (27) na Casa da Cultura em Belford Roxo para lançar a segunda edição do livro “Baixada Fluminense em Preto e Branco”. Ele foi recebido pelo secretário municipal de Cultura, Bruno Nunes, e aproveitou para falar sobre o seu projeto e um pouco sobre a região. Nesta edição, o fotógrafo conta por meio de fotografias e narrativas, a história da formação dos 13 municípios da Baixada.
“Foi um árduo trabalho de pesquisa. Sou morador e um apaixonado pela região. Sempre atuei na Baixada e acho que sua história deve ser conhecida e perpetuada por várias gerações”, disse Paulo Santos. Bruno Nunes parabenizou a iniciativa e ressaltou que a Baixada Fluminense tem muitos talentos em diversas áreas. “São inúmeros artistas, escritores, atores, fotógrafos. Paulo Santos é um excelente profissional e merece todo nosso carinho e respeito”, enfatizou.
O livro a “Baixada Fluminense em Preto e Branco” é formado por 96 páginas. O professor e historiador Paulo Leopoldo, assina o prefácio. A produção executiva é de Edson Cardoso, o projeto gráfico é de Daniel Monteiro, a pesquisa e a produção de textos são de Luiz Cláudio Vasconcellos, Edson Cardoso (que também assinam a revisão) e de Paulo Santos. Além de repórter fotográfico, Paulo Santos também é produtor cultural e desenvolve o projeto Ilustres e Anônimos há 15 anos, que tem como objetivo dar visibilidade às personalidades negras da Baixada. Paulo Santos traz em sua bagagem os livros: Ilustres e Anônimos, Imagens de Nova Iguaçu e Baixada Fluminense em Preto e Branco.