NOVA IGUAÇU - Bicampeã mundial de jiujítsu e atual líder do ranking estadual do Rio de Janeiro, Camilly Vitória da Silva Rodrigues tem...
NOVA IGUAÇU - Bicampeã mundial de jiujítsu e atual líder do ranking estadual do Rio de Janeiro, Camilly Vitória da Silva Rodrigues tem apenas 14 anos, mas coleciona títulos de gente grande. Depois de apenas três anos competindo, a garota já tem 24 medalhas, sendo mais da metade de ouro. Apesar de morar em Nova Iguaçu, ela conta com o apoio da Guarda Municipal de Belford Roxo.
Foi no município vizinho que Camilly encontrou a ajuda que precisava para participar dos campeonatos da modalidade. Seu professor, Marcelo Moura, de 51 anos, é guarda na cidade.
— No início, eu não gostava. Achava que não era um esporte para mim. Mas quando ganhei a primeira competição, em 2015, tudo mudou. Como gratidão pelo apoio que eu recebo aqui, sempre que ganho eu estendo a bandeira de Belford Roxo — orgulha-se Camilly, que também cursa o 8º ano do ensino fundamental.
Ela faz parte do projeto “Vencedores nos esportes”, liderado por Marcelo. Como não possui os recursos necessários, o guarda municipal resolveu levar a história da menina para a sua corporação. Sensibilizado, o comandante Leonardo David, de 48 anos, decidiu apadrinhar Camilly, oferecendo apoio financeiro e motivacional:
— Eu acredito muito no trabalho do Marcelo. O esporte tira crianças da rua, dá disciplina. Ou seja, ajuda a formar cidadãos. Sou padrinho dela e quero vê-la indo mais longe.
Um dos sonhos da iguaçuana é disputar os Jogos Olímpicos e, claro, ganhar a medalha de ouro. Enquanto a chance não chega, ela se prepara para as duas últimas lutas deste ano — uma no próximo dia 14 de outubro e a outra em novembro. Na disputa, o 1º lugar do estado, na competição o Rei do Rio.
Para levar a melhor, Camilly treina cerca de três vezes por semana, duas horas por dia.
— Ela atualmente é faixa amarela. No ano que vem, deve conseguir a faixa azul. A nossa meta é que ela chegue com esta faixa para disputar o Mundial no Canadá em 2019 — explica o professor Marcelo.
Aula gratuita de caratê
Nova modalidade dos Jogos Olímpicos, o caratê virou mania em Queimados. A cidade oferece aulas gratuitas da luta todas as terças e sextas-feiras, das 19h às 21h, na Vila Olímpica Barnabé dos Santos, no bairro Vila Pacaembu.
Atualmente, são cerca de 70 alunos praticando a modalidade. A responsabilidade de levar os ensinamentos da arte é do carateca e árbitro Sul Americano Hélio Lima, de 51 anos. Desde os 14, ele pratica o esporte e tenta transferir seus conhecimentos aos alunos, entre eles o neto Diogo Lima, de apenas 7 anos, que já coleciona mais de 30 medalhas, entre elas a do título de campeão carioca em 2016, na categoria sub-7.
— Trabalhamos os conceitos de disciplina, respeito e verdade. Isso ajuda o atleta a ter uma evolução — afirma o professor.
A Vila Olímpica ainda tem 50 vagas para as aulas do esporte. Para se matricular, é preciso apresentar atestado médico, declaração escolar, cópia do documento de identificação do aluno e responsável, uma foto 3x4 e comprovante de residência. Outras informações: 3698-1188.
Via Extra
Por Igor Ricardo