BAIXADA - Além de criar o seu negócio, Kamila conseguiu se realizar com um projeto social. Renata descobriu que a empresa de 20 an...
BAIXADA - Além de criar o seu negócio, Kamila conseguiu se realizar com um projeto social. Renata descobriu que a empresa de 20 anos precisa apostar nas redes sociais. Rebecca criou uma rede de contatos e pôde compartilhar experiências com outras empresárias. Tudo depois do Café das Minas, evento que tem como objetivo acelerar o negócio de mulheres do Rio de Janeiro que estejam precisando de suporte, ideias e capacitação. O Café, que está em sua terceira edição, acontece no próximo sábado, dia 16, no espaço de eventos da Livraria Saraiva do Shopping Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
— Nascer mulher já é um grande desafio e empreender se torna mais fácil quando caminhamos juntas. O Café das Minas é um ponto de encontro onde acontece conexão, empoderamento e capacitação. Nosso propósito é ajudar mulheres empreendedoras, descomplicando o marketing, por meio de dicas que podem ser aplicadas aos negócios — explica Ju Monçores, publicitária e sócio-fundadora da Agência Pitaco Criativo.
Pitaco para Elas
O encontro é promovido pelo projeto Pitaco para Elas, idealizado por Ju e pela jornalista e fundadora do blog Diploma de Mãe, Laura Vianna.
— É um desafio para grande parte das mulheres equilibrar carreira e maternidade. Com isso, muitas acabam enxergando no empreendedorismo uma chance de serem mães sem abrir mão da carreira. No Café, queremos facilitar o acesso delas ao conhecimento indispensável para empreender — afirma Laura.
A dificuldade para conciliar maternidade e trabalho foi o que levou Kamila Dias, de 27 anos, a deixar o emprego como técnica em Enfermagem. Ela queria ficar mais perto do filho, na época com 1 ano e meio. Para se manter, começou a fazer festas:
— Eu não tinha liberdade, lazer, não acompanhava o crescimento do meu filho. Ao mesmo tempo, queria realizar meu sonho de trabalhar com festas.
Em dois meses, ela montou o que precisava para começar a tocar o negócio e pediu demissão do hospital. A Mimos Festa tem dois anos e meio. Mas tudo mudou depois que ela foi à primeira edição do Café das Minas. Kamila criou um braço social da sua empresa.
Órfã e criada pelos avós maternos em Meriti, ela passou a infância sem ter festa de aniversário. Com a ajuda de parentes, comemorou os 15 anos. De forma simples. Mas Kamila transformou a ausência em combustível para fazer o bem.
— Sempre sonhei em fazer uma festa de aniversário para uma criança que nunca tivesse tido. Mas a ideia não saía do papel. Depois que participei do primeiro Café das Minas, fiquei com uma frase que elas disseram: “Faça o seu projeto acontecer’’. Até que um dia acordei e comecei a convocar pessoas para realizar a festa.
O projeto Pessoinhas do Bem estreou com o aniversário de um menino de 4 anos no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Rio. Depois do Café das Minas, Kamila criou rede com empreendedoras dos ramos de festas e eventos para fazer o bem.
Inscrições estão abertas
Sócia com o marido na empresa Memory Audiovisual, em Belford Roxo, Rebecca Joviano, de 26 anos, ressalta a importância do Café e de contar as experiências de uma mulher empreendedora.
— Já teve cliente querendo saber quem era o “cara’’ que ia fazer o evento. E chegava eu. No Café, a gente compartilha estas experiências — conta Rebecca, que se tornou parceira do Café das Minas e produz o audiovisual do encontro.
No evento, especialistas de marketing vão dar dicas e apresentar tendências importantes para as empresas. As “minas” vão trocar experiências e fazer negócios.
As inscrições podem ser realizadas no site: www.pitacocriativo.com.br/pitacoparaelas.
Via Extra