BELFORD ROXO - Mais de 500 pessoas moradoras do Morro do Amor, no bairro Vilar Novo, em Belford Roxo, foram atendidas hoje (29) no Pr...
BELFORD ROXO - Mais de 500 pessoas moradoras do Morro do Amor, no bairro Vilar Novo, em Belford Roxo, foram atendidas hoje (29) no Programa Cidadania em Ação, desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e a Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel) . O evento aconteceu das 9h às 13h. Quem passou por lá pôde dispor de vários serviços gratuitos e ainda se vacinar contra febre amarela e influenza.
Isenção para segunda via de documento foi o serviço mais procurado |
Entre os serviços disponíveis a segunda via para carteira de identidade e CPF, isenções para antena digital, certidões de casamento (segunda via), casamento civil, nascimento e óbito, passe interestadual, vale social cadastro no Bolsa Família, Cadastro Único, cartão do SUS. "A maior procura é para o cadastro do Programa Bolsa Família e para isenções de segunda via de documentos", disse a secretária executiva, Rosana Moura.
O trabalho de assistência social já é constante em todo município através do Projeto Novo Tempo em Ação, que é realizado uma vez por mês nos bairros da periferia da cidade, beneficiando mais de 40 mil pessoas de baixa renda. Segundo a secretária e primeira-dama, Daniela Carneiro, o projeto Cidadania em Ação é uma versão reduzida do Novo Tempo em Ação para atender demandas menores.
Maicon saiu satisfeito com a gratuidade e rapidez no atendimento |
Desempregado, Maicon da Silva, 23 anos, não tinha condições financeiras de tirar a segunda via de documentos que havia perdido. "Soube do trabalho da Prefeitura e não perdi tempo. De uma maneira rápida e sem gastar nada consegui tirar minha identidade e meu CPF", comentou. Com as gêmeas Laura e Lorena de quatro meses nos braços, a dona de casa, Daniele Martins dos Santos Mayer, aproveitou a gratuidade nos serviços e foi garantir a sua antena digital. "Também aproveitei e me inscrevi no Bolsa Família", disse ela que tem mais um casal de filhos menores.
Daniela levou as Gêmeas Laura e Lorena e se inscreveu no Bolsa Família |
A ação agradou os membros da igreja que é conduzida pelo pastor Marcelo José Macena de Melo. "O evento foi perfeito. Recebíamos muitos pedidos de ajuda", destacou o diácono Alessandro da Silva Assunção. "Nossa população é muito carente e com esta oportunidade pode ser atendida", afirmou a missionária Alcione Correa Ribeiro."É um momento único, pois o bairro nunca tinha recebido uma ação como esta. Aliás, ação social no município é uma coisa nova que não existia antes", salientou o pastor Ismael Costa.