BELFORD ROXO - Em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), a Secretaria Municipal de V...
BELFORD ROXO - Em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), a Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária de Belford Roxo tem intensificado ações de prevenção à hanseníase no município. Segundo dados da secretaria, há apenas 35 casos da doença registrados na cidade nos últimos anos. Nesta sexta-feira, uma ação social estará acontecendo na praça principal do bairro Xavantes a partir das 9 horas, numa mobilização popular, com objetivo de alcançar a erradicação.
“É importante mantermos a população bem esclarecida sobre a doença. Neste dia estaremos distribuindo panfletos educativos e explicando tudo com muitos detalhes”, disse a médica Marinéa de Souza Moreira, Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase.
O trabalho desenvolvido pelo município ganhou visibilidade. Robson Sarmento, secretário Executivo de Vigilância Sanitária contou que Belford Roxo ficou classificado entre os nove melhores municípios do Brasil. “Junto com o Mohan apresentamos projeto sobre Hanseníase para a Fundação Nippon e ficamos entre os melhores do país. Gratificante”, afirmou.
O trabalho de esclarecimento também acontece nas escolas da rede municipal. Na última semana foi à vez dos 500 alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis, que aprenderam tudo sobre a prevenção da doença através de peças teatrais.