BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de A...
BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, finalizou a 10ª Conferência de Assistência Social, que aconteceu no Centro Universitário Abeu e reuniu várias autoridades, representantes da área, profissionais e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com programação diversificada, o evento teve como tema central a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Durante dois dias, os cerca de 500 participantes discutiram e elaboraram propostas para a melhoria do sistema e também no atendimento da assistência social no município.
Foi apresentado, discutido e aprovado os quatro eixos temáticos. O primeiro, “A proteção social não-contribuitiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”; o segundo, “Gestão Democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”. O terceiro eixo foi “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direito socioassistencias”; e, o quarto eixo, “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.
O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, disse que o governo está empenhado cada vez mais em realizar projetos e ações na área de assistência social. “Sabemos das dificuldades da nossa população. E estamos trabalhando para proporcionar uma melhor qualidade de vida e dar dignidade para nossos munícipes”, ressaltou o prefeito.
A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, parabenizou os organizadores e os participantes pela realização do evento. “Sabemos que ainda temos muitas coisas a fazer para fortalecer o nosso sistema. Ao assumirmos o governo, tínhamos muitas falhas em nossa Secretaria. Mas arregaçamos as mangas e já conseguimos avançar muito. Capacitações de nossos profissionais, melhorias na estrutura dos equipamentos, criação de medidas socioeducativas e projetos que visam a melhoria na qualidade de vida da população, são alguns dos exemplos. E vamos avançar ainda mais”, garantiu a secretária.
A secretária-executiva da pasta e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Hisolda Rodrigues, também parabenizou a todos pelo o evento. “Esta conferência é um marco para o município. Conseguimos reunir um grande número de pessoas para discutir e elaborar propostas para o andamento do SUAS em nosso município. Foram dois dias de discussões saudáveis e relevantes. Com certeza, o município, os profissionais, os usuários e a nossa população só terão a ganhar”, frisou Hisolda.