BELFORD ROXO - O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho, se reuniu na última sexta-feira (30-06), na Secretaria Municip...
BELFORD ROXO - O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho, se reuniu na última sexta-feira (30-06), na Secretaria Municipal de Educação, com representantes da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A Prefeitura e o órgão estão fechando uma parceria para implantar o projeto Defensoria nas Escolas, que visa levar aos alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) o conhecimento sobre questões ligadas à cidadania e à garantia dos direitos. O projeto-piloto será lançado em julho, no Ciep Constantino Reis, em São Bernardo, e até o final do ano a expectativa é seja implantado em outras escolas da rede, beneficiando cerca de 10 mil alunos.
Waguinho enfatizou que a Prefeitura irá apoiar o projeto e destacou que a Defensoria Pública sempre foi parceira do município. Ao lado do procurador-geral do município, Ricardo Tonassi, e do secretário de Educação, Denis Macedo, o prefeito argumentou que o projeto Defensoria nas Escolas é fundamental para que os alunos se conscientizem sobre os seus direitos. “Vários temas serão debatidos, entre eles o bullyng e a evasão escolar. Os esclarecimentos serão importantes para avançarmos na cultura do diálogo e da paz”, disse Waguinho, anunciando que a Defensoria Pública de Belford Roxo ficará instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Coordenadora geral de Programas Institucionais da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Daniella Vitagliano, argumentou que após o projeto-piloto do Constantino Reis, a medida será estendida às outras escolas, de acordo com a disponibilidade da Prefeitura. “A Secretaria de Educação já designou uma servidora para fecharmos o projeto. Teremos concursos de redação com temas ligados ao cotidiano dos jovens, com o objetivo de fazê-los refletir sobre a violação de seus direitos”, resumiu a defensora pública. “Belford Roxoé o primeiro município escolhido para o projeto. Queremos colaborar com o avanço e crescimento do município”, completou o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, Fábio Amado, ao lado do 2º subdefensor público-geral, Rodrigo Pacheco.
O secretário municipal de Educação, Denis Macedo, já designou a professora Kézia Aleixo para interagir com os membros da Defensoria Pública, acompanhando assim todo o projeto, cuja ideia é montar um programa de atividades, em permanente diálogo e com a participação dos professores de cada unidade, a fim de proporcionar aos alunos e também aos seus responsáveis a conscientização sobre diversos temas, entre eles a violência contra a criança e o adolescente, por exemplo. ”É um projeto bem elaborado e que já tem o apoio da Prefeitura”, encerrou Denis Macedo.