BELFORD ROXO - Toalhas de mão, jogos de banheiro, artigos em crochê, bolsas, pano de prato, tudo isso e muito mais podem ser visto...
BELFORD ROXO - Toalhas de mão, jogos de banheiro, artigos em crochê, bolsas, pano de prato, tudo isso e muito mais podem ser vistos e adquiridos na “Feirart de Bel”, a feira de artesanato que agora acontece as quintas-feiras, das 8h às 17h, na Praça Eliaquim Batista, no Centro. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a exposição permite a cerca de 30 artesãs a oportunidade de mostrarem seus produtos e aumentar a renda familiar.
De acordo com o secretário de Cultura, Bruno Nunes, o artesanato contribui para aumentar a renda familiar e é uma forma de terapia. “As quartas-feiras realizamos na Casa da Cultura oficina de artesanato e os produtos confeccionados pelas artesãs são mostrados na praça Eliaquim Batista. Paralelo à geração de renda, outro lado também importante com o projeto é a socialização. A nossa feira acontecia às sextas, mas a partir de agora o evento será todas as quintas-feiras”, enfatiza o secretário.
Trabalhando com a arte há 35 anos, Miriam Gomes de Araújo, de 60, não cansa de dizer do orgulho que tem de sua profissão. “Pena que muitas das vezes nosso trabalho não é valorizado. Agora com o projeto “Feirart de Bel”, temos a liberdade de apresentar e vender nossa arte”, acrescenta. Já a artesã Leandra Oliveira dos Santos, de 34, disse que muitas das participantes tem a arte como uma terapia. “Eu, minha mãe e minha irmã trabalhamos com artesanato. Para minha mãe, por exemplo, é uma forma de distração, além de ajudar na nossa renda”, acrescenta.
Sempre quando vai ao Centro do município, a aposentada Salete do Vale Costa, passa pela praça e gosta de dar uma olhadinha na feira. “Os trabalhos são lindos e muito perfeitos. Adoro ver as novidades e comprar os artigos”, disse, ela acompanhada da filha Alexandra do Vale Costa.