BELFORD ROXO - Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a prefeitura de Belford Roxo realizou ontem (08 de março), um evento e...
BELFORD ROXO - Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a prefeitura de Belford Roxo realizou ontem (08 de março), um evento especial, comandado pela primeira dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro.
Entre as personalidades agraciadas com moção e troféu estão a juíza Lucia Regina Esteves de Magalhães, a delegada de polícia e deputada estadual Martha Rocha e mais 58 mulheres que prestam relevantes serviços ao município.
Daniela Carneiro explicou que o evento teve como um dos objetivos homenagear as mulheres que fazem a diferença na sociedade. "Evoluímos bastante na questão dos direitos das mulheres, mas temos que vencer sempre os obstáculos com determinação. A desigualdade ainda existe, porém, já avançamos muito", concluiu a secretária, que é pedagoga e professora. Durante a solenidade, a secretária exibiu em um painel com datas relativas às conquistas das mulheres, como por exemplo, o voto feminino e a eleição da primeira presidenta do Brasil.
Daniela Carneiro lembrou ainda que em treze cidades que compõem a Baixada Fluminense e municípios adjacentes foram eleitas apenas 13 mulheres, de um total de 206 vagas nas Câmaras de Vereadores. ”Temos de mudar esta situação e cito exemplos de mulheres fortes na Bíblia como Ester, Rute, Maria e Sara. Para o contexto da época, elas tinham representatividade”.
O prefeito Wagner Carneiro enfatizou que seu governo tem dado oportunidades às mulheres em diversos setores como saúde, educação e assistência social, entre outros. ”A bancada feminina da Câmara Municipal é destaque, pois foram eleitas cinco vereadoras. Na próxima legislatura creio que será maior ainda. Nosso governo é forte porque temos muitas mulheres”, disse o prefeito.
Destacando o estado precário em que o prefeito Wagner Carneiro encontrou a cidade, o secretário da Casa Civil, Marcio Canella, falou sobre a importância da mulher na sociedade. “A participação feminina está crescendo e hoje encontramos mulheres disputando vagas no mercado de trabalho em atividades que eram exclusivas dos homens. Além disso, elas ainda encontram força para as tarefas domésticas, cuidar dos filhos e do marido”, frisou Canella, elogiando o trabalho da secretária Daniela Carneiro.
Acompanhada pelo marido, o desembargador Luciano Barreto, a juíza Lucia Regina Esteves de Magalhães lembrou que tem uma relação antiga com Belford Roxo, pois já presidiu três eleições no município. A magistrada destacou que um dia só é muito pouco para as homenagens. “Muitas mulheres são donas de casa e lutam diariamente contra diversas formas de violência”, encerrou a juíza, lembrando que no dia 24 de fevereiro de 1932 foi publicado o decreto 21.076 que possibilitou que a mulher votasse e pudesse ser votada.
“Quero parabenizar o prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) pela criação da Secretaria de Políticas Públicas para s Mulheres. O Estado e o município do Rio não têm um órgão como esse. Belford Roxo é diferente nesta luta para conquistarmos uma sociedade mais justa, igualitária e sem preconceitos”, completou a delegada e deputada estadual Martha Rocha, ao lado do presidente da Câmara, Markinhos Gandra
Mulheres homenageadas
Leny de Moura Mapa, Rosana Moura, Lilian Vicente da Silva Rangel, Érika Aparecida Rodrigues Marques, Priscila Cunha teles, Michele Lourenço, Priscila Laurindo da Costa Jacob, Leila de Melo Ferreira Machado, Eunice Barbosa Ferreira de Sena, Elvira Vilela Brum de Macedo, Ana Lucia Titonel Almeida, Vanessa Cristina Abraão, Adreia Mariana, Valéria Magalhães, Keyliane Maria Guerreiro Sena, Maria Augusta de Oliveira Brasil, Priscila de Oliveira Menechini, Solange Maria de Lima Araújo, Laurinda Otto de Jesus, Esperança Maria da Conceição Lira Moulin, Iderli Correia Pereira, Danielle de Moura Veiga, Charlene Freire da Conceição Nunes, Alba regina de Mello Julião, Kenia, Patrícia Stampini de Oliveira, Patrícia Esteves Carlin, Luciana dos Passos, Flavia Rodrigues Lemos, Regina Fernandes, Kelly Cristina Melo da Cunha, Tayane Santos Negreiros Ramos, Thassiane Cristina, Sandreli Costa Dias, Rute Machado dos Santos Barros, Jaqueline Miranda, Jose Marques, Michele Damasceno de Matos Araújo, Rosemary Torquato de Souza, Fernanda Gonçalves da Silva Oliveira, Odilia Maria de Oliveira Duarte, Fabiana Buriche dos santos, Suzy Gandra, Célia Fontes Praça, Catiana Teixeira de Vasconcelos, Jeanne Cardoso, Lidiane da Silva Santana, Margarete Ferreira Gomes, Jéssica de Souza Lucas, Ivanete Peixoto e Renata de Jesus.