BELFORD ROXO - Na segunda-feira, 28 de março, o curso de Enfermagem da Uniabeu participa, das 8h às 15h, da campanha de doação de sang...
BELFORD ROXO - Na segunda-feira, 28 de março, o curso de Enfermagem da Uniabeu participa, das 8h às 15h, da campanha de doação de sangue, em parceria com o projeto “Universitário Sangue Bom”. A Agência Campi, empresa idealizadora do projeto, promove o trote solidário desde 2011, motivando estudantes a doar sangue. Desde a primeira edição, 25 mil pessoas foram beneficiadas coma ideia que, neste ano, envolve 11 instituições de ensino superior.
No auditório 2 do campus Belford Roxo da Uniabeu , será montado um posto de coleta de sangue para alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral. A coordenadora de Enfermagem da Uniabeu, professora Jaqueline Martins, explica os pré-requisitos básicos para ser doador de sangue:
“O voluntário para doar sangue deve estar bem de saúde, apresentar um documento oficial de identidade com foto, pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 65 anos”, esclarece Martins. Segundo ela, não existe a necessidade de estar em jejum, mas é recomendável evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem à doação.
Martins lembra também que não é permitido doar sangue quem tenha feito uso de bebidas alcoólicas 24 horas antes da doação e ter feito tatuagem nos últimos 12 meses (quem fez a mais tempo que isso, pode doar). O uso de bebidas alcoólicas 24 horas antes também não é permitido. A coordenadora lembra que mulheres grávidas ou amamentando não devem doar sangue.
De acordo com Martins, participar do projeto “Universitário Sangue Bom” é uma das iniciativas da Uniabeu que visam desenvolver ações para envolver o aluno em atividades de responsabilidade social, além de orientar para a cidadania. Ela destaca que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população de um país doe sangue, mas estatística do Ministério da Saúde mostra que o índice não chega a 2% no Brasil.
O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, aposta na solidariedade dos universitários. "São jovens extremamente solidários e se mostraram importantes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha e do fortalecimento da cultura de doação de sangue", considera Amorim.
Em oito edições, o projeto recebeu aproximadamente 6,5 mil bolsas de sangue. Segundo Caio Barreto, sócio da Agência Campi, empresa idealizadora do projeto, a expectativa, para este primeiro semestre, é alcançar 750 doações até o dia 30 de março, quando a campanha passará pelas faculdades da Zona Norte, Sul, Oeste e Baixada Fluminense.
Serviço
Evento: “Universitário Sangue Bom”
Data: 28/03 (segunda-feira)
Horário: 8h às 15h
Local: Campus Belford Roxo – Auditório 2
Endereço: Rua Itaiara, 301, Centro, Belford Roxo