BAIXADA - O termo de cooperação entre o Governo do Estado e seis municípios da Baixada Fluminense para a elaboração do Plano de Mobilida...
BAIXADA - O termo de cooperação entre o Governo do Estado e seis municípios da Baixada Fluminense para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana foi assinado ontem, na sede da TransÔnibus, em Nova Iguaçu. Além da cidade iguaçuana, a iniciativa estabelece suporte técnico da Secretaria estadual de Transporte às cidades de Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e São João de Meriti.
Prefeitos e secretários de transportes de seis cidades participaram do encontro com o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio. O projeto prevê que cada município elabore seu próprio plano de mobilidade com apoio de técnicos do Estado, através da Câmara Metropolitana, para que o plano siga um padrão, formando um macroplano e favorecendo a criação da TransBaixada, um arco que vai interligar os municípios da região.
Entre as propostas apresentados no encontro estão: ampliar o atendimento do transporte ferroviário com a expansão do ramal de Japeri/Central do Brasil, aquisição de novos carros para redução de intervalo das composições, aumentar o número de vagões climatizados, criação de mini terminais rodoviários para pontos de integração e, ainda, a construção de um corredor BRT ligando os passageiros da Baixada à Avenida Brasil pela Via Light, em Nova Iguaçu.
O secretário de Transportes do Estado, Carlos Osório, falou sobre os benefícios diretos com adesão ao plano. “Os projetos de mobilidade vão beneficiar diretamente milhares de pessoas por dia. Os ramais da Supervia serão ampliados e vamos adquirir novos carros climatizados, que irão reduzir o intervalo de tempo entre as composições. Além disso, será construído um corredor BRT ligando a Baixada Fluminense pela Via light, em Nova Iguaçu, até a Avenida Brasil. Essa obra de mobilidade será a maior de porta de saída de quem mora na Baixada para chegar ao Rio. O tempo de viagem será reduzido e, consequentemente, os passageiros vão ter mais qualidade de vida”, destacou.
O prefeito Gelsinho destacou a importância do convênio para a cidade de Mesquita. “Temos muitos projetos, mas precisamos do apoio dos governos Estadual e Federal para colocar tudo em prática”, ressaltou. Para o prefeito de Nova Iguaçu,Nelson Bornier, ressaltou que a iniciativa é mais um passo envolvendo a mobilidade urbana da cidade dos municípios vizinhos. “Estou muito satisfeito com o trabalho que está sendo desenvolvido. Todos nós dependemos desse avanço. A Baixada hoje não se divide, ela está interligada, por isso se faz necessário esse Plano de Mobilidade. A Via Light é a nossa prioridade. Queremos fazer a terceira faixa, que vai ligar Nova Iguaçu a Avenida Brasil, facilitando o acesso ao Rio de Janeiro”,disse.
Via Jornal de Hoje
27/11/2015