BAIXADA - Aos 15 anos, Éverton Mesquita ganhou seu primeiro troféu durante um festival de esquetes em Belford Roxo. Hoje, aos 40, o at...
BAIXADA - Aos 15 anos, Éverton Mesquita ganhou seu primeiro troféu durante um festival de esquetes em Belford Roxo. Hoje, aos 40, o ator de Nova Iguaçu se orgulha de ter criado a Companhia Teatral Multiface, que dá aulas de teatro e percorre creches e escolas da Baixada levando peças para as crianças.
— Quando ganhei esse prêmio, não tive dúvidas de que queria ser ator — conta ele: — Lembro que cheguei em casa todo feliz e falei “Vó, ganhei um troféu!”. Ela respondeu: “Quando faltar feijão, coloque o troféu na panela de pressão, cozinhe e coma”.
Mas aquela frase não desanimou o ator:
— Construí minha própria casa com o dinheiro que o teatro me deu. Minha avó não teve tempo de ver, mas sei que torce muito por mim de onde ela está.
É vestido de palhaço Pulga que Éverton leva alegria para a garotada. Ele e mais dois amigos encenam a peça “O mundo mágico da imaginação”, que conta a história de crianças que querem estudar, mas não podem por algum motivo.
— A peça é baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente — diz ele: — Sempre pedimos que todos doem um quilo de alimento não perecível. O material é levado para abrigos.
Companhia já teve cerca de 3.700 alunos
Além de ator, Éverton é um dos fundadores do Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense (EncontrArte), maior festival de arte e cultura da região:
— Foi uma honra ter participado desse movimento tão importante da Baixada e ter contribuído com o desenvolvimento dele.
O ator também já fez participação em diversas atrações da TV Globo, como “Zorra”, “Vídeo show”, novelas e comerciais. Atualmente ele integra a plateia do “The voice Brasil”.
— Eu amo o que faço, não me vejo em outra área. Não é à toa que já ensinei cerca de 3.700 alunos na companhia — conta ele, que vê a arte como um meio de educação: — Com ela você tira as crianças das ruas, das drogas. Você ensina, dá mais dignidade. Não existe nada melhor. Cultura e arte são vida.
Via Mais Baixada - Extra