BELFORD ROXO - O Centro Cultural Donana, em Belford Roxo, passou por uma grande revitalização e será reinaugurado nesta sexta-feira (23 ...
BELFORD ROXO - O Centro Cultural Donana, em Belford Roxo, passou por uma grande revitalização e será reinaugurado nesta sexta-feira (23 de outubro). Incentivadora de projetos sociais há vários anos, a banda O Rappa é a patrocinadora do projeto de modernização do local com modernos materiais e equipamentos, reestruturação de atividades já existentes como capoeira e informática e a inclusão de novas turmas de dança, teatro e música.
O Donana surgiu em meados da década de 80, voltado para as artes e alfabetização, além de oferecer exposições e festas com os músicos da região. Na década de 70, as filhas da rezadeira Dona Ana e do comerciante José, Severina e Iraci, trabalhavam no Mobral, o Movimento Brasileiro de Alfabetização.
No início dos anos 80, com o falecimento da matriarca, inauguram uma escolinha no mesmo quintal, onde também começaram a surgir atividades como dança afro e capoeira, e onde também estava localizado o armazém do pai. Em homenagem à mãe, foi batizado de Centro cultural Donana.
Ainda uma casa sem muros e repleto de manifestações culturais e artísticas, proporcionou a formação de uma geração musical que deu origem a bandas hoje aclamadas em todo país. A antiga sala de informática servia como estúdio improvisado para a então Desaguada – formada por Dida Nascimento, um dos fundadores do centro cultural; Lauro (O Rappa) e seus irmãos Tácio, Rose e Lídia; Marrone e Ana Cristina (irmão e sobrinha de Dida). Era o embrião para a formação de bandas como KMD5, Negril, Cabeça de Nego, O Rappa e Cidade Negra.
Serviço
Dia: 23 de outubro de 2015
Local: Centro Cultural Donana (Rua Aguapeí, nº197. Piam - Belford Roxo)
Hora: 13h
Entrada Gratuita
Via G1