Aluno de Belford Roxo, Luan Peixoto, foi Deputado Juvenil no ano passado BAIXADA - Os jovens da Baixada estão cada vez mais antenados ...
Aluno de Belford Roxo, Luan Peixoto, foi Deputado Juvenil no ano passado |
BAIXADA - Os jovens da Baixada estão cada vez mais antenados com o universo da política. A região é a que teve o maior número de candidatos inscritos no projeto Parlamento Juvenil, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), que nesta ano chega à 9ª edição. A inscrição termina hoje.
Dos 244 inscritos até sextafeira, 81 eram da Baixada. Criado em 1998, o Parlamento Juvenil aproxima os jovens da política, levando alunos entre 14 e 17 anos, que estão matriculados na rede estadual de ensino, a acompanhar a rotina de um deputado por uma semana. Os jovens apresentam projetos que podem virar leis.
Cada município participante pode ter um estudante para representá-lo no parlamento estadual, eleito pelos seus próprios colegas na escola, em uma votação feita em dois turnos. Mas para estar apto a participar, primeiro o candidato deve estar inscrito no site www.parlamento-juvenil.rj.gov.br.
— O projeto é uma grande oportunidade para que os nossos jovens tenham a deliciosa experiência de fazer história. Basta se inscrever e assumir esse protagonismo. A defesa de causas só faz sentido se colocarmos nossa cara na reta e nos dispusermos a participar — disse o coordenador do PJ, Wanderson Nogueira (PSB).
Os parlamentares juvenis terão um encontro com o governador Luiz Fernando Pezão e ainda participarão de vários cursos promovidos pela Escola do Legislativo (Elerj), como oratória, improviso e interpretação.
Via Extra