BELFORD ROXO - O prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, e o Secretário Estadual de Transportes, Carlos Osório, acabam de renovar por...
BELFORD ROXO - O prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, e o Secretário Estadual de Transportes, Carlos Osório, acabam de renovar por mais cinco anos o convênio de concessão do Vale Social. O benefício garante transporte público gratuito para doentes crônicos em tratamento de saúde e deficientes físicos, visuais, auditivos e mentais.
De acordo com dados da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), Belford Roxo é um município com alto índice de pessoas que possuem algum tipo deficiência. Estima-se que estes cidadãos correspondam a 33 % do total da população. Nesse sentido, o Vale Social representa um instrumento de grande importância para os belforroxenses e somente no atual governo, cerca de 33 mil moradores tiveram o benefício concedido na cidade.
O vale pode ser utilizado por adultos e crianças em ônibus de linhas municipais de Belford Roxo e intermunicipais, além de barcas, metrô e trens. Menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos, sejam eles deficientes ou doentes crônicos, têm direito à gratuidade também para um acompanhante.
Resultado da boa parceria do Governo Estadual, Belford Roxo oferece hoje dois diferenciais para aqueles que querem solicitar o passe. Um é a emissão do benefício, que hoje é entregue em aproximadamente dois meses - o que é quase a metade do tempo em relação a outras cidades -. E o outro, é que a perícia médica que faz parte do processo de liberação do Vale é realizada dentro de Belford Roxo. Antes, os pacientes precisavam ir até o centro da cidade do Rio de Janeiro para realizar a consulta.
Para solicitar o Vale Social é necessário comparecer ao posto de atendimento, localizado na Funbel (Rua Adélia Sarruf, n°39 – Areia Branca), com documentos e laudos médicos do proponente.
Via imprensa PMBR
Foto Marcos Paulo