Prefeitura fecha parceria com estado para recuar estação e abrir espaço para shopping Prefeito Dennis Dauttmam com o go...
Prefeitura fecha parceria com estado para recuar estação e abrir espaço para shopping
Prefeito Dennis Dauttmam com o governador Pezão |
BELFORD ROXO - O projeto de recuar a estação de trem de Belford Roxo para abrir espaço para uma nova praça, um prédio comercial privado e um shopping está cada vez mais próximo de virar realidade. Ontem, o prefeito Dennis Dauttmam firmou uma parceria com o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, para agilizar o processo. O próximo passo será uma reunião com representantes da SuperVia para checar a viabilidade econômica da proposta.
— A nossa ideia é mudar a estação em 200 metros. Assim, a praça ficará três vezes maior e teremos espaço para um centro gastronômico e mais lojas. Também vamos fazer uma baia para ônibus para diminuir o trânsito e garantir a integração com o trem — explicou o prefeito: — Essa mudança vai atrair novas empresas, gerar mais emprego e dar uma cara nova para a cidade.
Segundo Osorio, a obra fará parte de uma Parceria Público-Privada (PPP). Ou seja, a SuperVia financiaria a revitalização do local e, em troca, poderia explorar o centro comercial. Dauttmam estima que o custo ficaria em torno de R$ 9 milhões.
Calos Eduardo Guedes e os filhos, Lucas e Gleidson, aprovaram o projeto de revitalização do Centro |
Morador de Belford Roxo, Joelson Gonçalves, de 24 anos, pega o trem todos os dias para ir até o Centro do Rio trabalhar como guardião de piscina. Ele gostou da proposta:
— Pego muito trânsito para chegar até a estação. Se essa obra ajudar a acabar com a confusão de ônibus, a situação dos moradores vai melhorar muito. Perdemos tempo demais dentro do coletivo.
Já o técnico de informática Carlos Eduardo Guedes, de 33, se animou com a ideia de ter um novo centro comercial na cidade para levar os filhos Lucas, de 12, e Gleidson, de 7, para passear.
Os camelôs que ficam na atual entrada da estação de trem também gostaram da proposta. A prefeitura garantiu a permanência dos ambulantes na nova estrutura.
— Depende de onde vão me colocar, mas acredito que vai ser bom. Se eles abrirem comércios diferentes, vão atrair mais clientes para a região, e nós vamos aproveitar — afirmou Simone Limeira, de 34, dona de uma barraca de doces.
Combate ao transporte irregular
A parceria foi firmada durante o programa “Fale com a gente”, no Colégio estadual Presidente Kennedy. No evento, o governador Luiz Fernando Pezão e representantes de 29 secretarias e órgãos públicos atenderam o público de Belford Roxo. Além do projeto da estação de trem, Dauttmam e Osorio firmaram dois convênios. Um deles é para que o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro) ajude o município a combater o transporte irregular.
— Esse trabalho já é feito, mas quando se tem parceria tudo funciona melhor. A prefeitura conhece bem o território e pode orientar o Detro a agir em locais específicos — explicou o secretário.
O outro convênio diz respeito à distribuição de vales sociais, que permitem pacientes viajarem de graça para fazer tratamentos em outros municípios.
Via Extra