Município recebe atividades interativas do museu itinerante da Fiocruz BELFORD ROXO - A prefeitura de Belford Roxo, através da Secretar...
Município recebe atividades interativas do museu itinerante da Fiocruz
BELFORD ROXO - A prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Assuntos Especiais, e a Fundação Oswaldo Cruz, trazem para o município o projeto ‘Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos’, que será aberto nesta quarta-feira (5), no CIEP Constantino Reis e prossegue até o dia 07 de novembro na cidade. O mesmo consiste num museu itinerante de ciências que conta com atrações interativas e gratuitas desenvolvidas pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e leva a bordo de um caminhão módulos que ajudam a despertar o interesse pela ciência de modo divertido e lúdico.
Quem visitar o espaço vai poder conhecer atividades como o girotec, a bicicleta geradora, a pilha humana, o jogo das vacinas e a exposição “Mini Darwin”, sobre uma expedição de crianças às Ilhas Galápagos. A mostra ajuda o visitante a redescobrir a teoria de Charles Darwin para a evolução das espécies por seleção natural.
O projeto tem como finalidade promover a divulgação científica e da saúde, buscando aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes. Para isso, explora temas como a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.
A Secretária de Assuntos Especiais de Belford Roxo, Raquel Dauttmam, frisou que essa é uma oportunidade única para os jovens belforroxenses. “É uma alegria trazer esse projeto para a cidade e dar oportunidade para que nossos estudantes vejam de perto aquilo que aprendem nas salas de aula. Vai ser uma experiência inesquecível”, disse.
O Ciência Móvel já visitou 76 cidades desde sua criação há oito anos. Em 120 viagens pela região Sudeste do país, beneficiou um público estimado de 640 mil pessoas. A iniciativa tem aprovação da Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Mais informações no site www.museudavida.fiocruz.br.
Via imprensa PMBR