COMÉRCIO - Descontos irreais, erros na conclusão da compra e fretes absurdos. Os problemas enfrentados por consumidores no Black Friday ...
COMÉRCIO - Descontos irreais, erros na conclusão da compra e fretes absurdos. Os problemas enfrentados por consumidores no Black Friday foram motivo de decepção e piadas durante todo o dia de ontem. Enquanto o carioca que recebeu o 13º ontem fazia a festa nas lojas, principalmente com eletrodomésticos, como TVs, o site Reclame Aqui recebia mais de sete mil denúncias, usuários de redes sociais apelidavam o dia de promoção de Black Fraude.
A consumidora Thábata Alves, de 35 anos, revelou que a Americanas.com anunciava fraldas com abatimento inferior a um real, que nem conseguiu comprar.
— O site dizia que estava esgotado. Depois, fiquei 40 minutos tentando comprar pelo telefone, mas aparece direto a mensagem “todos os atendentes estão ocupados”.
No mesmo site, o preço do frete foi de R$ 7,99 para R$ 83,29, no momento do pagamento. Procurada, a Americanas não se pronunciou sobre o primeiro relato, mas explicou que, no segundo caso, “o item esgotou na unidade (de distribuição) mais próxima ao endereço do cliente” e o ofereceu “por outra” loja.
O jornal Extra fez testes e encontrou lojas em que os preços promocionais eram maiores do que os originais, como dois smartphones anunciados no Buscapé. Um aumento de preço no fim da compra surpreendeu também a consumidora @Monica_Freitas, no Peixe Urbano.
Em nota, o Buscapé disse que estava cuidando para que eventuais problemas fossem solucionados. O Peixe Urbano afirmou que “o desconto extra é aplicado na finalização da compra” e que, além de contactar a usuária, estaria comunicando isso na página da oferta.
Jornal Extra