BELFORD ROXO - Fiscais em motos monitorando a coleta de lixo e uma prestação de contas diária no fim do expediente. Estas são duas das m...
BELFORD ROXO - Fiscais em motos monitorando a coleta de lixo e uma prestação de contas diária no fim do expediente. Estas são duas das medidas adotadas pelo superintendente de Serviços Públicos de Belford Roxo, Roberto dos Santos, o “xerife” do lixo na cidade, para evitar a sujeira nas ruas.
Responsável pela coleta após a prefeitura municipalizar o serviço, ele espalhou cartazes e outdoors pelo município informando os horários de coleta e pedindo aos moradores que só coloquem o lixo para fora de casa nos dias determinados.
- Temos oito fiscais nas ruas fiscalizando o serviço, 30 caçambas, cinco motos e 70 latões de lixo espalhados pela cidade. No fim do dia, todos se reúnem para prestar contas - revela Roberto.
Ele conta que, atualmente, a coleta acontece todos os dias. Às segundas, quartas e sextas, os caminhões passam em alguns bairros da cidade. Terças, quintas e sábados, a outra parte da cidade recebe a coleta. Domingo, o serviço acontece nas feiras e ruas do comércio.
Ao todo, são 35 caminhões de lixo e aproximadamente 500 toneladas de resíduos coletadas por dia. Além disso, 400 garis fazem a raspagem, varrição e coleta.
- Tem uns dois meses que nós mudamos a coleta. Passamos a alugar apenas os caminhões de uma empresa e entramos com o serviço - destaca o prefeito Dennis Dauttmam. No ano passado, a prefeitura chegou a contratar três empresas para coletar o lixo na cidade, o que não resolveu o problema.
Via Extra Mais Baixada