BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde, promoveu ao longo da última semana diversas atividades p...
O objetivo do projeto foi conscientizar sobre a importância da amamentação, principalmente nos seis primeiros meses de vida do bebê. A iniciativa, que incluiu um ciclo de palestras sobre o assunto, atendimento médico, odontológico e muita orientação, foi voltada para as mães puérperas (mulheres que acabaram de dar a luz) e gestantes do município. E para fechar o último dia de campanha com chave de ouro, a Clínica da Mulher também ofereceu uma sessão de acupuntura para as participantes.
O ginecologista e obstetra, Dr. Roger Dias de Campos, que integra o corpo médico municipal, fez questão de explicar para as mães todas as vantagens que o leite materno tem para elas e seus filhos. Ele aproveitou a oportunidade para por fim a alguns mitos. “Não existe leite ruim ou fraco. Cada mãe é capaz de produzir o leite que seu bebê necessita. Assim como, não existe diferença na quantidade de leite produzida em relação ao tamanho da mama da mãe. A glândula mamária tem o mesmo tamanho em toda mulher e o que estimula a produção do leite é a amamentação regular, que pode ser feita de duas em duas horas”.
Dr. Roger evidenciou ainda que o leite pode ser o alimento único e exclusivo até a criança completar seis meses. “Não precisa dar água, fruta, nada disso. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa. Ele ajuda a evitar doenças, gripes, infecções diversas, inclusive a proveniente do leite comum. Melhora a imunização e diversas outras coisas. Amamentação é a melhor coisa para mãe e bebê”, frisou ele.
Ainda dentro do cronograma de atividades do projeto, os profissionais da área de saúde do município também passaram uma capacitação, cujo a intenção foi preparar o corpo técnico e médico para prestar o melhor atendimento ao público alvo da campanha. “Além dessa mega ação que vem sendo desenvolvida nos postos de saúde, queremos garantir que o cuidado com o cidadão seja o melhor. Por isso, incluímos nossos profissionais neste circuito de orientações”, comentou a subsecretária de Saúde, Sandra Maria.
Sobre o Aleitamento Materno: Além de ser um momento de carinho entre mãe filho, o aleitamento materno é um ato que ajuda no desenvolvimento e crescimento saudável do bebê. Ele protege crianças até o sexto mês de diversas doenças e é um alimento de nutrição insubstituível, que pode ser dado até os dois anos de idade. É comprovado que a maior parte das crianças bem amamentadas tem menos problemas de saúde.
A amamentação também traz vantagens para a mãe, uma vez que, diminui a chance do câncer de ovário e de mama, auxilia no retorno e manutenção do peso ideal, ajuda na diminuição do sangramento pós-parto, no retorno ao tamanho natural do útero, aumenta o laço afetivo entre mãe filho, e é mais prático e econômico. Ele ajuda ainda na prevenção do meio-ambiente e na diminuição dos gastos públicos com os custos de medicamentos e internações, por exemplo.
Divulgação: Imprensa PMBR
Fotos: Leonardo Hortêncio