BELFORD ROXO - A prefeitura municipal de Belford Roxo, através da Secretaria de Assuntos Especiais, realizou na manhã de ontem (28 de nove...
BELFORD ROXO - A prefeitura municipal de Belford Roxo, através da Secretaria de Assuntos Especiais, realizou na manhã de ontem (28 de novembro) a certificação dos 50 primeiros alunos do módulo 1 do curso de informática inclusivo, InfoLibrasBel. Inaugurado pela secretária Raquel Dauttmam, em abril deste ano, o projeto é destinado a toda comunidade deficiente auditiva da cidade.
A formatura aconteceu na Casa da Cultura da cidade, espaço (reformado e ampliado recentemente) que abriga o telecentro onde as aulas do curso são ministradas. O projeto visa integrar os deficientes auditivos, de todas as idades, e inserí-los através da informatização no convívio da sociedade, tanto na parte de troca de informações com na de relações entre pessoas.
“Estou muito feliz em ver o desenvolvimento do meu filho. Agora ela sabe mexer no computador e está muito mais esperto”, comentou Irlen Flausino, mãe do formando Alexander Flausino.
Raquel Dauttmam exaltou sua satisfação em ver o projeto se concretizar e crescer. “É um sonho realizado ver este curso progredir aqui na cidade. É de grande importância informatizar a comunidade surda de Belford Roxo realizando a inclusão de todos na sociedade e no mundo. A informática é uma ferramenta que ajuda expandir o convívio entre pessoas e tomar conhecimento de tudo que acontece ao redor, seja em sua cidade ou em outro país. Nosso objetivo não é fingir que estamos ajudando, é ajudar de fato, trazendo conhecimento, preparando para mercado de trabalho e melhorando a vida de quem tem uma necessidade especial. Por isso estamos disponibilizando professores, computadores e um curso de qualidade ”, declarou.
Ao fim do discurso ela informou que tanto o InfoLibrasBel quanto o InfoBraile, destinado a deficientes visuais, estão com vagas em aberto (informações pelo telefone 2103-6895). Ambos os cursos são realizados em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Educação.
O evento que teve tradução simultânea em libras, contou ainda com a encenação de um presépio vivo elaborada pelos alunos do projeto.
Participaram da formatura os secretários de Segurança Pública, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Renda, Claudinei Martins, Dilcéia Quintela e Jadir dos Santos, respectivamente, os subsecretários Adriano Lemos (Segurança Pública), Renata Castilho Gonçalves (Assuntos Especiais), Cleber Tito (Cultura), José Áureo Valença (Ciência e Tecnologia), além de representantes de outras pastas, como Vera Lúcia Amaral, da Superintendência da Mulher e Isabel Silva, da Secretaria de Educação.
Via imprensa PMBR