BELFORD ROXO - Moradores de 96 bairros da Baixada Fluminense sairão da lama. Literalmente. A promessa é do governo do estado: até s...
BELFORD ROXO - Moradores de 96 bairros da Baixada Fluminense sairão da lama. Literalmente. A promessa é do governo do estado: até setembro do ano que vem, 1.561 ruas dos 13 municípios da região receberão drenagem, pavimentação, sinalização de ruas, calçamento, meio-fio e arborização. As obras fazem parte do programa Bairro Novo .
— Algumas ruas estão há mais de 50 anos esperando por pavimentação — disse o vice-governador Luiz Fernando Pezão, que pilota o projeto à frente da Coordenadoria de Infraestrutura, a qual está ligada à Secretaria estadual de Obras.
Na verdade, o Bairro Novo vai englobar 19 municípios, principalmente os da Região Metropolitana. A capital do estado não está incluída no programa. Somente na Baixada, serão aplicados R$ 869 milhões — dinheiro a ser usado nas intervenções urbanas em 511 quilômetros, mais do que a malha rodoviária que liga a cidade do Rio à de São Paulo (442km).
Na Baixada Fluminense, Belford Roxo será beneficiado com 316 ruas de 13 bairros:
Panorama, Shangrilá, Jardim Itaipu, Jardim das Acácias, Jardim Xavantes, Hiterland,
Jardim Bom Pastor, Nova Aurora, Parque Jordão, Vale do Ipê, Parque Santa Branca, Parque Roseiral e Jardim Gláucia.
Ruas vão ganhar também arborização, sinalização e calçadas
O programa prevê rede de esgoto para algumas ruas. A promessa do governo estadual é de que todas as valas serão retiradas desses locais.
Todas as licitações foram feitas em agosto. O projeto executivo levou um ano e dois meses para ser elaborado. As obras foram divididas em oito lotes. Expectativa na Baixada
A Baixada Fluminense também vive a expectativa de outras obras importantes. Segundo o estudo Decisão Rio, da Firjan, somente no período entre 2012 e 2014, estão previstos investimentos de R$ 11,3 bilhões na região. Uma das principais intervenções esperadas é a construção do Arco Metropolitano, previsto para ser inaugurado em 2015, e que vai ligar Itaboraí ao Porto de Itaguaí, num total de 145 quilômetros de extensão.
Via Extra
Por Antero Gomes