BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, realizou o 1º Fórum sobre Dengue dos Muni...
Fábio Denardin comentou que no município há três centros de hidratação: Unidade Mista do Lote XV, Upa do Bom Pastor e no Hospital Jorge Júlio dos Santos. Segundo ele, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira) aponta que o município está com taxa de infestação de 2.1%, o satisfatório é de até 1%. “Estamos em estado de alerta, mas não tivemos óbitos”, afirmou o secretário. De janeiro a maio, houve 1.107 notificações da dengue no município.
Segundo o subsecretário executivo de Vigilância Sanitária, Márcio Bravim, o objetivo do fórum é discutir ações conjuntas para elaboração de programas eficazes e adequados ao combate e controle de epidemias. “Os municípios poderiam, por exemplo, fazer mutirões juntos, reunindo agentes e equipamentos. Iríamos fazer um rodízio das cidades”, ressaltou.
Com o tema “Vida sem dengue, um desafio para os municípios da Baixada Fluminense”, o fórum contou com a presença de especialistas da área que fizeram palestras pela manhã. À tarde foram realizadas oficinas. O epidemiologista Gualberto Teixeira dos Santos Júnior, da Secretaria Estadual de Saúde, falou sobre “A Epidemiologia da Dengue no Estado do Rio de Janeiro”.
Em seguida, Shirley Aguiar, diretora do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), palestrou sobre “Fluxo do Encaminhamento das Amostras de Sangue para o Laboratório e a Descentralização da Sorologia de Dengue”. Por último, Luiz Carlos Ribeiro Vasconcelos, técnico da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria de Estado de Saúde, falou sobre a “Utilização de Produtos Químicos no Combate a Dengue”.
Também participaram do evento os secretários de Controle, Nicola Palmieri, Políticas Públicas, Edmilson Valentim, Ciência e Tecnologia, Dilcéia Quintela, Habitação e Urbanismo, Jorge Braga, Educação, Douglas da ACR, Segurança Pública, Claudinei Martins, Trabalho e Juventude, Jadir Elias, Captação de Recursos Públicos, Expedito Lopes, Comunicação Social, Isnard Gavazzi, e os vereadores Luiz Carlos do Caminhão e Ericsson Gal.
Divulgação