Castelinho antes e depois da demolição Belford Roxo perde mais um pedaço de sua história, por falta de atenção das autoridades municip...
Castelinho antes e depois da demolição
Belford Roxo perde mais um pedaço de sua história, por falta de atenção das autoridades municipais. O castelinho de Itaipú foi demolido.
Construído no período de 1952 – 1955 pelo general José Muller, o antigo prédio apelidado pela população de Heliópolis de Castelinho foi demolido, em Belford Roxo. No início das obras , o então conhecido como General Muller, na época ainda tenente, ajudava nos serviços como uma espécie de servente. Apesar de dentista formado, Muller preferia ser o fiscal das obras do Castelinho. Muito exigente, seguiu carreira no Exército até ser tornar general. Sua relação com a construção era tão emblemática que diversos pedreiros foram contratados. Cada um era obrigado a fazer um teste, construindo um muro. Se não ficasse bom, ele demolia o muro e mandava prender o pedreiro que havia no teste, desperdiçado seu tempo e seu material.
O imóvel caiu nas graças dos moradores da rua que leva o nome do seu construtor. Até outubro do ano passado, o local abrigava a sede da Vigilância Sanitária.
O imóvel foi comprado pela empresa de ônibus Vera Cruz. Segundo Francisco Carlos, diretor da empresa, o prédio pertence à empresa há um ano. Ele disse que a área será cercada.
Em 3 de dezembro de 2012 o jornal o Globo on line publicou uma matéria sobre o Castelinho com uma resposta do Prefeito Dennis Dauttmam.
Infelizmente mesmo após a posse do Prefeito Dennis Dauttmam, o apelo da população não adiantou.
NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE BELFORD ROXO DIZ:
Seção II
Da Competência Comum
Art. 18 - É de competência comum do Município, da
União e do Estado, na forma
prevista em Lei complementar Federal:
III - proteger os documentos, as obras e outros
bens de valor histórico e cultural, os
monumentos, as paisagens naturais notáveis e os
sítios arqueológicos;
IV - impedir a evasão, a destruição e a
descentralização de obras de arte e de outros
bens de valor histórico, artístico ou cultural;