BAIXADA FLUMINENSE - O prefeito Dennis Dauttmam e os demais prefeitos da Baixada, se reuniram na manhã de ontem (18/01), na sede do Cons...
BAIXADA FLUMINENSE - O prefeito Dennis Dauttmam e os demais prefeitos da Baixada, se reuniram na manhã de ontem (18/01), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, para a primeira reunião do Conselho dos Municípios com o objetivo de discutir e definir uma pauta regional com questões da área da saúde que será apresentada ao ministro da Saúde. A ideia é agendar esta audiência durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas que acontecerá em Brasília entre os dias 28 e 30 de janeiro.
O prefeito de Nova Iguaçu e presidente do Cisbaf, Nelson Bornier, abriu a reunião do Conselho e falou do encontro que teve esta semana com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. No encontro, além de debater os problemas do Hospital Geral de Nova Iguaçu, Bornier adiantou a necessidade de uma audiência urgente com o ministro e os prefeitos da região.
Durante o encontro no consórcio, a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, fez uma apresentação mostrando o perfil da saúde da Baixada Fluminense. Dados, como taxas de mortalidade, morbidade, déficit de leitos por especialidade, cobertura do Saúde da Família, dentre outras informações foram exibidas aos prefeitos, secretários de Saúde e coordenadores presentes.
Segundo Bello, o financiamento da saúde é dividido em cinco grandes blocos: atenção básica, atenção à média e alta complexidade, ambulatorial e hospitalar, vigilância em saúde, assistência farmacêutica e gestão em saúde. No último ano, a Baixada recebeu do MS recursos em torno de R$ 595 milhões, enquanto que o município do Rio recebeu investimentos na ordem de R$ 1 bilhão. “Essa disparidade de investimentos é histórica e precisa ser corrigida. O maior prejudicado com esta realidade é a população que não consegue encontrar o serviço que precisa dentro do seu próprio município, sendo obrigada a migrar para a cidade do Rio de Janeiro”, destaca.
Na próxima segunda-feira (21/01), às 13h, os secretários municipais de Saúde farão a primeira reunião, na sede do consórcio, com a finalidade de definirem os principais itens da pauta que será levada ao ministro Padilha.
Participaram também da reunião os prefeitos de Belford Roxo, Denis Dautmann, de Queimados, Max Lemos, de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos (Timor), de Mesquita, Gelsinho Guerreiro, de Magé, Nestor Vidal, e de Nilópolis, Alessandro Calazans, além dos secretários de Saúde de Belford Roxo, Oscarino Barreto Junior, de Japeri, Fátima Poubel Marques, de Magé, Roberto Daiub de Mesquita, Ricardo Fried, de Nilópolis, Newtom Salles, de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior, de Queimados, Fátima Cristina Dias Sanches, de São João de Meriti, Oscar Berro, e de Seropédica, Marcelo Tinoco.
Divulgação
Notícias de Belford Roxo