Água da chuva inundou ruas e invadiu casas de Belford Roxo A forte chuva que atingiu Belford Roxo na tarde desta segunda-feira (21) deix...
Água da chuva inundou ruas e invadiu casas de Belford Roxo |
De acordo com a Defesa Civil de Belford Roxo, o acumulado de chuva do dia foi de 115 mm e o acumulado mensal foi de 504,4 mm. O normal seria 300 mm/mês. A instituição informou ainda que, devido ao excesso de chuvas e a maré alta, houve o transbordo do rio Botas e suas vertentes, que causaram pontos de alagamentos nos bairros de Maringá e Parque Amorim. A Defesa Civil municipal está em alerta máximo para alagamento e deslizamento.
A prefeitura de Belford Roxo informou que a cidade faz a operação Cidade Limpa, que tem como objetivo retirar 30 mil t de lixo da cidade. Até esta segunda-feira, já foram recolhidos 15 mil t de excesso de lixo das ruas em vários bairros do município. A coleta domiciliar está regularizada.
Outros rios da Baixada Fluminense também entraram alerta máximo para cheias nesta segunda-feira (21), segundo informou o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). O alerta máximo para os rios Pavuna, em São João de Meriti, e Capivari, em Belford Roxo e Duque de Caxias, foi dado em razão do registro de chuvas intensas e consequente aumento do nível acima do normal (80% do nível do transbordamento).
Às 15h50 desta segunda, os demais rios da baixada e da região serrana do Estado estavam em atenção, quando há previsão de chuvas fortes e moderadas.
Após domingo (20) de chuva, o município do Rio de Janeiro permanece em estágio de atenção por causa da aproximação de áreas de instabilidade vindas do oceano em direção à cidade, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio.
O tempo é instável na capital, com pancadas de chuva moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento ocasionais. A cidade está em estágio de atenção desde as 11h30 de domingo.
Via R7