Dois municípios da Baixada Fluminense estão se estranhando por causa do lixo. O prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim, acusa a prefeitura...
Dois municípios da Baixada Fluminense estão se estranhando por causa do lixo. O prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim, acusa a prefeitura de Nilópolis de tentar vazar detritos irregularmente no aterro sanitário da cidade. A afirmação foi feita na sexta-feira, meia hora após duas carretas, com oito toneladas de lixo de Nilópolis, serem apreendidas na estrada de acesso ao aterro do bairro Recantus. Os veículos foram levados para o depósito municipal. Rolim confiscou documentos e as chaves das carretas, e multou em R$ 520 mil a prefeitura de Nilópolis, por crime ambiental:
- As chaves e os documentos só sairão daqui quando a parte jurídica e a multa forem acertadas. Nilópolis tem que se virar com o lixo. Se a empresa que administra o aterro insistir em receber lixo de outras cidades, o que é proibido por um decreto municipal de 2011, posso multá-los por crime ambiental ou retirar a concessão.
A prefeitura de Nilópolis deu outra versão. Segundo Renato Rabello, secretário de Meio Ambiente, não se tentou vazar o lixo em Belford Roxo. Os veículos teriam partido de pontos diferentes da cidade para verificar a distância até o aterro do município vizinho. A medição faria parte de um levantamento de custos, feito por uma empresa terceirizada que coleta lixo em Nilópolis, em parceria com a firma responsável pelo aterro de Belford Roxo. A versão foi confirmada pelo empresário Moisés Boechat, que administra o aterro:
- Os caminhões só vieram mesmo fazer medição. Mas, estou apto, sim, a receber lixo de outros municípios. Tenho licença estadual para isso.
Fonte. O GLOBO