Prefeito lista realizações, mas admite que há ‘muito o que fazer’, e adversários prometem priorizar as obras para tirar a cidade de um rank...
Prefeito lista realizações, mas admite que há ‘muito o que fazer’, e adversários prometem priorizar as obras para tirar a cidade de um ranking nada agradável
BELFORD ROXO - Com apenas um por cento dos domicílios com coleta de esgoto, Belford Roxo está entre as dez piores cidades do país no quesito, segundo pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil em 2009. Três anos depois, o sonho da população em ver o município com 100% de saneamento básico continua longe de se tornar realidade. Resolver de vez a falta de saneamento é dos principais desafios dos candidatos à prefeitura dessa cidade da Baixada Fluminense, como Alcides Rolim (PT), Dennis Dauttmam (PcdoB) e Waguinho (PRTB).
“Várias obras de saneamento, drenagem e pavimentação estão em diversos bairros e localidades, entre eles o bairro de Xavantes e os morros do Amor, do Kisuko e do Falcão. Em todos, levamos água, o esgoto é coletado, fizemos drenagem e asfaltamos. Mas ainda há muito por fazer”, admite o prefeito e candidato à reeleição, Alcides Rolim.
Seu concorrente Dennis Dauttmam também afirma que vai enfrentar o desafio de resolver a falta de saneamento e pouca estrutura na saúde pública.
“ Sem dúvida, são dois enormes desafios e estão nossas prioridades. As pessoas têm uma dificuldade de atendimento muito grande nos postos 24 horas do município. Não adianta construir novos postos e hospitais sem antes organizar os que já temos. O saneamento também é fundamental, pois é a prevenção da saúde. Vamos fazer um governo diferente”, afirmou Dauttmam.
No que diz respeito à saúde, postos lotados e o tempo de espera são as principais reclamações dos pacientes. Pensando nisso, Waguinho planeja o fim da superlotação nas unidades do município.
“Vamos implantar infraestrutura tecnológica para minimizar o tempo e controlar gastos e também o Protocolo de Manchester, que indica o real grau da urgência de atendimento e o quanto o paciente pode esperar. Além disso, vamos readequar o quadro de recursos humanos”, disse Waguinho.
Além de Alcides, Dennis e Waguinho, concorrem os candidatos Beto Almada (PSC) e Rafael Andrade (PSOL).
Educação e geração de emprego nas agendas
Além de levar saneamento básico, os três concordam que é necessário fazer fortes investimentos na educação e na geração de empregos.
“Quero que todos tenham acesso à educação e ao trabalho. Só assim poderão educar seus filhos, ter dignidade e a autoestima. As pessoas precisam de perspectivas para voltarem a acreditar e sonhar”, afirmou Dennis Dauttmam.
Waguinho aposta na união entre prefeitura e os governos estadual e federal para invetir na educação.“Com parcerias, construiremos escolas técnicas e uma faculdade pública no município”, afirma.
Alcides Rolim sonha em transformar Belford Roxo em um polo gerador de empregos.“Temos trabalhado na desburocratização de nossas leis, estimulando novos microempresários, atraindo empreendimentos de grande porte a se instalarem no município. Dessa maneira iremos gerar empregos”, afirmou.
Fonte. O DIA